A 3.ª Epístola de João apresenta um
duro contraste entre as formas que dois membros da igreja recebiam os cristãos que os visitavam. A carta era endereçada ao amado Gaio, a quem João amava na Verdade (v.1). A Verdade estava nele à medida que ele andava com Deus (v.3). Tudo o que fazia pelos seus irmãos — missionários itinerantes e mestres tais como Paulo — o fazia fielmente e com amor (vv.5-6). Diótrefes era outra história. Ele era orgulhoso e autoritário (v.9) e falava contra os que vinham em nome de Cristo (v.10), provavelmente até mesmo contra Paulo. Além disso, ele expulsava da igreja qualquer pessoa que desejasse aceitá-los. Sem dúvida, fez isto para proteger a sua posição e os próprios interesses, e, para concentrar a atenção sobre si.
Minha esposa, eu e nossa neta recentemente visitamos um país que uma vez fora fechado ao Evangelho.
Os cristãos nos receberam confiantes, abertos, hospitaleiros e com amor genuíno. Apesar de terem pouco, a generosidade deles era impressionante. Que encorajamento para nós! Eles verdadeiramente seguiram o exemplo do fiel Gaio.
Que Deus nos dê um espírito amoroso e fiel, que nos capacite a tratar nossos irmãos cristãos de “modo digno de Deus” (v.6). Egner - Pão Diário