Você já viu pessoalmente uma cascavel? Se sim, você deve ter notado que o som do guizo parecia ficar mais intenso à medida que você se aproximava da víbora. As pesquisas científicas revelam que as cobras aumentam o som dos chocalhos quando uma ameaça se aproxima. Este “modo de alta frequência” pode nos fazer crer que elas estão mais próximas do que realmente estão. Como disse um pesquisador: “A interpretação errônea da distância pelo ouvinte cria uma margem de segurança entre ambos”.
Durante um conflito, as pessoas afastam o outro quando aumentam o volume da fala com palavras duras, raiva e gritos. O autor de Provérbios compartilha alguns conselhos sábios para momentos como estes: “A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira” (15:1). Ele continua dizendo que palavras “suaves” e sábias “são árvore de vida” e uma fonte de “conhecimento” (vv.4,7).
Jesus ensinou os principais motivos para que sejamos gentis com quem entramos em conflito: estender o amor que revela que somos Seus filhos (Mateus 5:43-45) e buscar a reconciliação (18:15). Em vez de levantar a nossa voz ou usar palavras indelicadas durante os conflitos, que mostremos civilidade, sabedoria e amor aos outros como o Espírito de Deus nos orienta. Tom Felten - Pão Diário
Sem comentários:
Enviar um comentário